sexta-feira, 30 de março de 2018

SEXTA FEIRA SANTA (tríduo pascal)

Sexta-Feira Santa, também chamada de Sexta Feira da Paixão, é a sexta-feira que ocorre antes do domingo de Páscoa, e é o dia em que os cristãos relembram a morte de Jesus Cristo.

Sucede o fim da Quaresma (período de penitência de 40 dias que começa a seguir do Carnaval), na Quarta-feira de cinzas.
O feriado da Paixão de Cristo é o primeiro dos três dias que celebram a ressurreição do Messias que, de acordo com a doutrina cristã, morreu na cruz para salvar os seres humanos dos seus pecados.

Significado da Sexta-feira Santa

Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu em um domingo, no dia 14 de Nisã, de acordo com o calendário hebraico.
Assim sendo, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico contava o primeiro e o último dia, concluiu-se que Jesus morreu numa sexta-feira..
Nesta data, acontecem diversos rituais religiosos. A Igreja Católica aconselha aos fiéis cristãos a fazerem algum tipo de penitência, como jejum e a abstinência de carne ou de qualquer ato que se refira ao prazer mundano.
Procissões e reconstituições da Via Sacra (caminho que Cristo teria percorrido ao carregar a cruz antes de morrer) são alguns dos rituais mais populares.
A adoração da cruz pelos católicos também é um símbolo que representa as tradições típicas da Sexta-Feira da Paixão. Muitos devotos costumam beijar os seus crucifixos em sinal de respeito e eterno agradecimento a Jesus, por ter se sacrificado em prol da humanidade.


8 comentários:

  1. Religião é um assunto complicado de se discutir e opinar. Independente dia acredito que devemos seguir nosso coração para ter atitudes que façam um mundo melhor! Estamos precisando! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu achei muito interessante esse texto informativo a respeito da sexta-feira Santa, e é interessante ver a questão da "penitência", que não deveria existir, afinal, não foi por nós que Jesus se sacrificou? Sei lá, mas é religião e é algo que não se discute mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu post, eu sou evangélica mais não acredito em uma penitencia mais em proposito com Deus, e se ele morreu por nós porque não fazermos algo para ele..Cada religião com seu proposito.

    ResponderExcluir
  4. O bom é saber que todo dia é santo, não apenas a sexta-feira. Mas, mesmo assim acho que devemos discutir mais sobre esse assunto tão polêmico que é a religião. Inclusive, como a colega falou a cima, não existe penitência ou sacríficio. Jesus foi o próprio sacríficio na cruz por nós, só devemos ser mais parecidos com ele !

    ResponderExcluir
  5. Seu post me lembra muito o post que fiz falando sobre o significado de cada dia da semana santa, pois é sempre bom sabermos que essa semana, não é somente uma semana qualquer sim uma semana, para nos mostrar que não é o ovo da páscoa que faz sentido e sim a trajetória de Jesus na terra.

    ResponderExcluir
  6. exatamente temos que refletir e agir fazer acontecer!
    e uma data muito importante!
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Falar sobre isso é meio dificil, mais adorei o post, muito informativo. Faz refletir

    ResponderExcluir
  8. é um significado muito bonito mesmo, não só para os cristãos, mas para todas as religiões anteriores que comemoravam algo nessa data

    ResponderExcluir

Se um dia tiver que escolher entre o mundo e o amor lembre-se: se escolher o mundo ficará sem o amor, mas se escolher o amor com ele você conquistará o mundo.

eReader Prestigio *APLICATIVO DE LEITURA*

Oi meus amores! Tudo bem com todos vocês? Hoje trago para vocês um post sobre um aplicativo que estou usando no meu celular e está me aju...